Foto: Renan Mattos (Diário)
O chimarrão se tornou um hábito entre milhares de gaúchos que cultivam diariamente a bebida de origem indígena. Seja ligado ao movimento tradicionalista ou simplesmente um hábito alimentar, o mate é carregado de lendas e mitos. Na semana do chimarrão - o dia da bebida é celebrado em 24 de maio - o Diário traz uma série de reportagens falando sobre as origens do mate, curiosidades e vídeos ensinando a fazer 6 tipos de chimas.
Conforme a nutricionista mestre em endocrinologia Maristela Resch, o chimarrão pode ser benéfico para a saúde, já que a erva-mate possui minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês, além de compostos fenólicos que agem como antioxidantes. Entretanto, é preciso estar atento ao consumo correto da bebida.
FOTOS: leitores do Diário compartilham imagens para celebrar o Dia do Chimarrão
Veja alguns mitos e verdades sobre o mate:
O chimarrão emagrece?
Não emagrece. Conforme a nutricionista, o impacto no organismo depende do metabolismo de cada pessoa, mas por ser uma infusão de ervas, se consumido de forma exagerada pode baixar a glicose e aumentar a fome.
A água pode ser substituída por chimarrão?
Não. Por causa da temperatura e porque o chimarrão é feito com erva, ou seja, é como um chá, então a hidratação não será 100%. É preciso tomar água para hidratação e mate como uma forma de lazer, explica Maristela.
O mate pode causar câncer?
Pode. A especialista explica que se a água do chimarrão foi consumida muito quente, a longo prazo isso pode agredir o trato intestinal e ocasionar feridas, que podem levar ao câncer. Além disso, líquidos em temperaturas muito altas podem provocar irritabilidade nas pregas vocais.
O chimarrão é estimulante?
Verdade. O chimarrão contém cafeína. Isso faz com que acelere o coração e aumente a pressão arterial, afirma a nutricionista.
O mate ajuda na digestão?
Sim. Entretanto, se tomar logo após as refeições, é possível que o metabolismo seja acelerado e o corpo não absorva todos os nutrientes.
O chimarrão tira o sono?
Sim. Por conter cafeína, pode causar insônia em pessoas mais sensíveis. Não é recomendado o consumo a noite por ser um estimulante do sistema nervoso. Porém, a nutricionista ressalta que a bebida pode ser uma boa aliada aos estudantes, principalmente em véspera de provas, já que a bebida possui antioxidantes que protegem os neurônios e auxiliam na memorização, além de espantar a preguiça.
É bom consumir mate antes de atividade física?
Sim. O chimarrão pode ser consumido antes da atividade física, porque, por conter cafeína na sua composição, pode melhorar a performance e ajudar a tonificar os músculos, mas sempre acompanhado de alimentos para que não haja queda de glicose durante o exercício.
Posso tomar mate à vontade?
Não. A nutricionista explica que o recomendado são em torno de seis cuias de chimarrão por dia por conta das propriedades da erva-mate, como alcaloides, ácidos fólicos, sais minerais, etc, que em excesso podem prejudicar o organismo.
Mate é diurético?
Sim. A erva-mate tem propriedades diuréticas, que ajudam no bom funcionamento dos rins, aumentando o fluxo urinário.
Posso tomar mate com água fervida?
Não é recomendado. Por conta da alta temperatura, que pode prejudicar o trato digestivo, como ressalta Maristela, e também porque altera o sabor da erva-mate, afirma Fabio Costa, representante da ervateira Arte Mate.
É melhor usar bomba de ouro?
Não. Conforme Costa, a bomba de ouro não tem influencia no chimarrão. Entretanto, é recomendado o uso de bombas de prata ou aço inox pela questão de higiene, já que evitam a proliferação de bactérias.
DICAS
O representante da Arte Mate Fabio Costa ressalta que há outros processos por trás do simples ato de tomar um mate. É preciso ter cuidados com a higienização do "kit" chimarrão, saber "curtir" uma cuia nova e escolher uma bomba correta. Veja as dicas: